Sindrome de Imunodefiêcia Adquirida - AIDS/SIDA

  O HIV é um retrovírus formado por RNA e multiplica-se por ação de uma enzima chamada transcriptase reversa. Dos mecanismos de transmissão nos adultos o contato sexual é o principal (60%) seguido por transmissão sanguinea (de 30 a 35%), e nas crianças a transmissão perinatal é a principal (35%) sendo o aleitamento materno menos significativo(1%). O vírus já foi inclusive isolado na lágrima.
 
Manifestações Oculares no Adulto

1- Exsudatos algodonosos no fundo de olho: aparece em 50% dos casos, devido à veno-oclusão por imunocomplexos causando rupturas com hemorragias e isquemias.
2 -
Sarcoma de Kaposi: nas pálpebras ou conjuntiva.
3 -
Citomegalovirus: constitui o principal agente infeccioso oportunista ocular, e amiúde surge quando a contagem de células Cd4 é menor que 100.
4-
Herpes Zoster: causa Blefarite, Conjuntivite, Ceratite e Uveíte.
5 -
Toxoplasmose: causa lesões intra-retinianas e opacificação vítrea, e se evidencia com a contagem de celulas Cd4 abaixo de 100.
6 -
Pneumocistis Carinii: ocasiona coroidites.
7 -
Alterações Neuro-oftalmológicas: paralisia de nervos cranianos com deficit de musculatura ocular extrínsica, defeitos de campo visual, papiledema e diplopia

Manifestações Oculares na Criança
Lesões congênitas como estrabismo, atrofia do nervo óptico, ambliopia, e todos os demais achados nos adultos, com exceção do Sarcoma de Kaposi.

AIDS/SIDA